Depois do post anterior que falamos sobre a importância da limpeza diária da pele, agora vamos falar poque devemos manter a nossa pele hidratada.
O que é a desidratação da pele e consequências
A desidratação e a diminuição da elasticidade da pele ocorrem quando a perda de água do extrato córneo (camada de células morta e mais externa da epiderme) é maior que a sua reposição.
A pele possui em sua superfície uma espécie de mistura de sebo e suor, chamada película ou manto hidrolipídico, que tem como função manter o teor adequado de água na pele, além de defende-la de agressões externas e de infecções por microorganismo, como fungos e bactérias.

Vários fatores podem fazer com que a pele fique desidratada. As variantes climáticas, como o vento, as mudanças bruscas na temperatura e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo seu grau de hidratação. As substâncias químicas, como detergentes e solventes orgânicos, eleminan a gordura da superfície da pele, fazendo com que ela fique desprotegida e se desidrate. Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso, é comum ver idosos com a pele ressecada.
Uma pele seca, desidratada, pode ter a sua função de proteção comprometida, além ser, também um problema estético, pois seu aspecto é opaco, áspero sem elasticidade e com tendência à descamação.
O que fazer para manter a pele hidratada?
Alguns cuidados são de fundamental importância para manter a hidratação da pele: evitar banhos quentes e muitos demorados, não utilizar sabonetes alcalinos em excesso e não dispensar um bom hidratante.
Vários são os princípios ativos utilizados em produtos de ação hidratante. Existem as substância que promovem uma hidratação ativa da pele, como a uréia, o lactato de amônio, as ceramidas, a elastina e o ácido hialurônico. Já os agentes de oclusão impedem a perda de água através da pele. São ativos de ação oclusiva os óleos vegetais (abacate, macadâmia, maracujá, malaleuca, prímula), lanolina, silicones.
Existem, também, os ativos umectantes e higroscópicos, que mantém as superfícies úmidas por retenção hídrica superficial dessa forma mantendo a pele hidratada. São exemplos dessas substâncias o propilenoglicol, a glicerina, o sorbital, os fitoleites e o D-Pantenol.
As pessoas com pele oleosa devem preferir hidratantes em veículos gel, gel creme ou loção “oil free”. Já as pessoas com pele seca podem usar produtos em creme, loção cremosa ou, até mesmo, “cod cream”.
Beijinhos e lembrem-se de sempre manter a pele hidratada…
Deixe um comentário