Para manter a pele com aparência saudável, é necessário ter como hábito fazer a famosa limpeza de pele diariamente, que tem como finalidade remover as células mortas, maquiagem, secreções sebáceas e impurezas.
A água sozinha é ineficaz para a limpeza da pele, principalmente a oleasa. Podem ser utilizados produtos que tenham a função de emulsificar os ácidos graxos(gorduras) da pele, sem causar ressecamento. Sabonetes alcalinos(os de pH básico, que são diferentes do pH da pele, pois este é ácido) tendem a deixar a pele áspera e seca, sendo preferíveis sabonetes líquidos e cremosos, elaboradoscom tensoativosde baixa irritação cutânea.

A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, que constituem uma emulsão com o suor, formando uma película hidrolipídica. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, coesão e proteção da pele. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que é nescessário, a pele se torna oleosa ou seborreica.
Qual o melhor produto de limpeza de pele?
As pessoas com esse tipo de pele devem usar produtos capazes de proteger e, ao mesmo tempo, regularizar a produção sebácea. Podem ser utilizados leites ou loções de limpeza “oil free”(livre de óleo), géis ou soluções hidroalcoólicas para a higiene diária, devendo ser evitados produtos com excesso de álcool, que acabam levando a uma piora da oleosidade da pele(“efeito rebote”).
Produtos adstringentes e esfoliantes também podem ser úteis, uma vez que ajudam na limpeza e renovação celular da pele.
Pessoas com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza que são produtos queajudam a manter a aparência saudável de pele sem ressecá-la.
Loções tônicas também podem ser úteis, pois ajudam a “firmar” a pele a retirar eventuais resíduos dos leites ou loções de limpeza, além de restabelecer o pH cutâneo.
Espero que tenham gostado. E não esqueçam de fazer a limpeza de pele diariamente.
Beijinhos…
Deixe um comentário