Nunca, como agora, a idade cronológica teve tão pouca importância. Homens e mulheres de 50, 60 e 70 anos ou mais em nada se parecem com aqueles velhinhos de vinte anos atrás. Um dos segredos de sua vitalidade é a prática de exercício físico regular. Nas academias, antes reduto de jovens, eles são cada vez mais numerosos, não só nas aulas de alongamento, mas também nos aparelhos de musculação.
Mas antes de começar qualquer exercício físico é fundamental fazer exames cardiológicos e avaliação médica. Eventuais problemas de saúde, como dores na coluna, devem ser relatados, de modo que o programa de exercícios atenda às suas necessidades.

O ideal é combinar atividades aeróbicas, como corrida, natação e bicicleta, que melhoram o condicionamento físico e desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória, as modalidades anaeróbicas, como alongamento, que trabalham a flexibilidade e a coordenação motora. Para completar, os professores de educação física aconselham um trabalho localizado, feito com pesos, sobretudo a partir dos 30 anos, quando tanto a força quanto a massa muscular tende a diminuir, e principalmente após os 50, quando esse processo se acentua.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 20 minutos de atividade física aeróbica intensa 3 vezes por semana.
O prazer de se exercitar
Músculos trabalhados aceleram o metabolismo e ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo corpo. Outro benefício da musculação é prevenir a osteoporose porque estimula o organismo a absorver mais cálcio.
Fazer exercício regularmente fortalece o coração, que se torna mais eficiente e passa a enviar mais sangue para o organismo, com menos esforço. Também diminui em 45% os ricos de ateroesclerose coronariana e aumenta o fluxo de sengue para o cérebro.
Manter a força e a flexibilidade dos músculos e articulações é essencial para o desempenho de atividades corriqueiras como apanhar um objeto no alto do armário, caminhar sem ajuda e vestir-se.
Quem não gosta de academia pode caminhar ou correr ao ar livre. Vinte minutos por dia é um bom começo.
Uma opção divertida são as aulas de dança de salão e as aulas coreografadas, com ritmos tão variados como hip hop e salsa. Por ser um exercício de baixo impacto, a dança não sobrecarrega as articulações, mexe o corpo inteiro e ainda queima calorias.
Benefícios dos exercício Físico
- Coração e pulmões – Melhora a capacidade cardiorrespiratória, diminui o risco de doenças cardiovasculares.
- Esqueleto – Ossos e articulações ficam mais fortes.
- Melhora da qualidade do sono – Numa boa noite de sono o cérebro produz leptina, hormônio ligado à redução de apetite, à memória e ao humor.
- Musculatura – Aumento da força, do tônus e da flexibilidade muscular.
- Manutenção da boa forma – Emagrecer fica mais fácil porque a queima de gordura se torna mais eficiente.
- Redução do estresse – A atividade física estimula a produção da serotonina, hormônio ligado à sensação de bem-estar.
- Socialização – A prática de um esporte ou atividade física ensina os pequenos a conviver em grupo e ajuda os idosos a fazer novos relacionamentos, combatendo a depressão.
Deixe um comentário