Tenha uma vida melhor através da alimentação saudável

Share Button


Muitas pessoas possuem a vida tão corrida  que mal conseguem se alimentar direito. Seja por conta das obrigações com trabalho ou faculdade, muita gente prefere comer em algum fast-food ao invés de aproveitar uma alimentação saudável e balanceada.

O argumento utilizado é de que não existe tempo para isso. Porém é melhor dedicar uma parte do seu dia a fazer uma boa refeição ao invés de ter que gastar todo esse tempo no futuro com tratamentos de saúde.

Pequenas refeiçõesTF

Para manter uma alimentação saudável, é necessário fazer pelo menos cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. O ideal é comer pelo menos um pouquinho de três em três horas. Isso deve ser feito pois quando o corpo fica muito tempo sem se alimentar, ele passa a desacelerar o metabolismo, armazenando assim, gorduras.

Então, para aqueles que desejam emagrecer ou manter a forma, ficar sem se alimentar só prejudica o corpo. Além de ir no oposto da ideia de alimentação saudável.

Entenda a alimentação

Além de realizar as cinco refeições, é necessário melhorar as escolhas dos alimentos, procurando sempre consumir todos os nutrientes de forma balanceada. Normalmente dividimos os alimentos em três grupos, baseados em seus nutrientes:

1)   Proteínas. Elas são encontradas em carnes, derivados de leite, feijão e leguminosas e são essenciais para o funcionamento do corpo. Elas constroem e reconstroem os tecidos e fortalecem o sistema imunológico. Uma curiosidade sobre elas: quando a temperatura do corpo passa dos 42º celsius, as proteínas começam a se quebrar. Por isso que esse estágio da febre é mortal. Nota-se aí, a importância delas para o corpo humano.

2)   Minerais, fibras e vitaminas, Eles ajudam o sistema digestivo e fortalecem partes específicas do corpo. Para encontrá-los, basta comer vegetais, legumes e frutas.

3)  Carboidratos e lipídios. O terceiro grupo trata dos alimentos que são necessários para dar energia ao corpo. Nesse grupo estão os açúcares e as gorduras. Eles costumam ser vistos como os grandes vilões do corpo humano, porém eles são tão necessários quanto os outros alimentos. E não há mal em consumi-los se a alimentação for balanceada.

Alimentação-saudavelA receita para iniciar uma alimentação saudável parece bem simples na teoria: basta combinar esses grupos de alimentos em suas refeições. O complicado é conhecer o valor nutricional de todos os alimentos que consumimos.

Por exemplo, normalmente, devido às comidas industrializadas e ao sal, nós já consumimos sódio em excesso. Porém outros minerais como cálcio, ferro ou potássio pode ser que não sejam consumimos tanto. Se você observa que passa o dia sem consumir nenhum derivado de leite, talvez seja a hora de tomar um copo de leite ou comer um pedaço de queijo branco pela manhã.

Uma dica para começar a mudar os hábitos, é pelo almoço. Pois no almoço é mais fácil de enxergarmos os nutrientes nos alimentos e de consumirmos todos eles.

Neste link temos várias dicas de como consumir todos os nutrientes necessários no almoço, montando pratos deliciosos.

Vale lembrar que antes de qualquer coisa, é importante consultar um nutricionista, pois ele pode te orientar a consumir os nutrientes que você mais precisa. Além de que ele pode tirar qualquer dúvida que você venha a ter sobre os alimentos e sobre as opções para suprir a demanda de tal nutriente.

Acesse aqui e saiba mais sobre alimentação saudável.

Share Button


Deixem seus comentários!

 

Copyright ©2013. All Rights Reserved.