Dicas para conseguir uma vida com saúde e bem estar!

Share Button


Modifique hábitos e invista numa alimentação balanceada

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter uma vida com  saúde e bem estar é estar um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto às crenças sobre o que traz ou retira a saúde.  Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde etc. A OMS foi a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. Mas a conversa hoje é outra não é? Todos nós somos responsáveis por uma vida mais saudável, a nossa alimentação balanceada, o ritmo em que lavamos a vida. Tudo influencia numa melhor saúde e bem estar!

Inclua castanhas na rotina alimentar

“Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possui baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide”, diz a a nutróloga Liliane Oppermann. Para aproveitar tudo que as castanhas têm de bom, sem exagerar nas calorias, Liliane recomenda a ingestão de 2 castanhas-do-pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes ou 5 amêndoas (escolha apenas uma das opções).

Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água

Além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barriga e outras regiões do corpo, o excesso de sal pode comprometer a saúde. “A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e também pode levar à hipertensão”, explica a médica Liliane Oppermann. A nutróloga recomenda a ingestão de 2 litros de água. Leite, água de coco e sucos podem ajudar a alcançar esse patamar, mas o ideal é que a água pura seja a principal fonte.

 

Aqui estão algumas dicas para ter uma boa saúde e uma qualidade de vida melhor:

  • Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas, com uma alimentação balanceada;
  • Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana (com orientação médica) ou uma hora de caminhada todos os dias;
  • Evite ficar nervoso e em situações de stress;
  • Dedique pelo menos quinze minutos do dia à Meditação;
  • Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é revigorante;
  • Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro e álcool;
  • Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles;
  • Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões e procure respirar mais profundamente;
  • Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um imã e faz com que todos queiram estar ao seu lado;
  • O espaço vida saudável é uma ótima dica para reeducação alimentar e viver com saúde.

Aproveite as informações e os prazeres da vida!


Share Button


Deixem seus comentários!

 

Copyright ©2013. All Rights Reserved.