Como iniciar a Escrita de um Tcc ou Monografia

Share Button


Sabemos que o TCC para alguns pessoas, é um bicho de 7 cabeças, mas não é,  e se você quer aprender mais sobre o assunto  e quer  mostrar para todos o que você conseguiu absorver o conteúdo ao decorrer de suas pesquisas. Veja 4  dicas para que você possa iniciar a escrita de um ótimo TCC:

ansiedae para terminar o curso

1.            A ESCOLHA DO TEMA: Esse é um passo muito importante para o decorrer do seu trabalho, essa pode até ser uma etapa muito fácil, porém se não escolher com cuidado, pode se tornar frustante depois.

 É aconselhável que a escolha do tema seja relacionada ao seu interesse, e que tenha haver  com os seus primeiros passos na sua profissão. Desse modo você terá mais vontade de fazer pesquisas e se aprofundar no assunto, Peça ajuda aos seus colegas e orientadores para que você venha ter ótimos resultados na conclusão do seu trabalho.

2.            ORIENTADOR: o orientador é uma das peças mais importante do inicio do seu TCC. É aconselhável que você escolha um profissional relacionado com o tema que você irá trabalhar em seu projeto, assim ele irá ter como explicar para você, pois ele conhece sobre o assunto.

Ele pode tirar todas as suas dúvidas ao decorrer da pesquisa, e sempre peça ajuda a ele, não deixe o ego te elevar, pois ele tem um grau de conhecimento a mais que você no tema que você escolheu.

3.            SE O TCC FOR EM EQUIPE, A ESCOLHA DO PARCEIRO:  Essa escolha sim você irá ter que pensar e repensar, não adianta você escolher um parceiro se os objetivos e pensamentos dele é muito diferente do seu.

 Escolhendo um bom parceiro você irá ter menos dor de cabeça ao decorrer do seu trabalho. Lembrando que o Trabalho de Conclusão de Curso é muito estressante, então seu parceiro tem que ter uma boa mentalidade e que saiba trabalhar com grupo.

4.            COMEÇAR O PROJETO (TCC): Para começar o seu TCC você deve procurar muito sobre o assunto escolhido, é bom começar a fazer essas pesquisas no mínimo um ano de antecedência, para evitar estresse e correria.

Nunca em seu trabalho faça um CTRL c + CTRL v sem citar o nome do autor da pesquisa, isso é um erro grave e você pode perder muitos pontos por isso, citações em seu TCC é sempre muito bem vindo, outra dica é que você  nunca afirme nada sem nenhum embasamento teórico.

Siga sempre as normas  ABNT  da sua instituição, geralmente as  Faculdades e Universidades já tem as normas prontas para fazer um tCC, você pode usar muito o vocabulário técnico pois os professores gostam disso, mas sempre saiba o significado para não ocorrer uma certa incoerência no texto.

Ao término do seu projeto, leia e releia várias vezes, peça para o seu orientador ler ou até mesmo seus colegas, porque por você está cansado e algum erro pode passar despercebido por você.

Para mais informações Acesse: http://comofazerumamonografia.com

Share Button


There is 1 comment .

victor

Oi!
Dicas muito boas… Sem dúvida a escolha do Tema para TCC certo é um dos pontos mais difíceis e importantes para fazer uma monografia vencedora.
Artigo excelente!

Reply »

Deixem seus comentários!

 

Copyright ©2013. All Rights Reserved.