Biomassa de banana verde: Saiba Como preparar e os benefícios!

Share Button


biomassa de banana verde ajuda emagrecer 

Você já deve ter ouvido falar em biomassa de banana verde, mas será que você sebe realmente o que é a biomassa de banana verde e seus benefícios. É uma descoberta maravilhosa, pois além de ser muito nutritivo, pois é rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce. Além de ser base para alimentos  deliciosos, faz muito bem a saúde ajuda no combate a obesidade. A biomassa de banana verde é uma alternativa mais saudável para aproveitar todos os benefícios da fruta, uma vez que, antes de amadurecer, a banana conta com uma alta concentração de amido resistente, um composto importante para a saúde do intestino, do coração e que também é aliado da dieta.

O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino em dia. Ele ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarreias e contribuir no combate à prisão de ventre e é uma forte aliada ao controle do colesterol.

 

Como preparar

Ingredientes

1 cacho de banana nanica verde (a fruta não deve estar em processo de amadurecimento)

Modo de preparo

Lave bem as bananas e coloque-as em uma panela de pressão cobertas com água fervente. Cozinhe por 8 minutos, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 minutos. Após o cozimento mantenha as bananas na água quente. Aos poucos, vá descascando uma a uma e coloque imediatamente no processador ou no liquidificador para bater.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo, pois é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Com isso, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis no sangue controlados, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

A banana verde auxilia ainda na prevenção do acúmulo de gordura corporal, uma vez que permite menor ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Há ainda estudos que indicam o consumo de amido resistente para redução do colesterol sanguíneo (dislipidemias), pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Assim, a banana verde pode ter importante função preventiva no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Receita de pão com biomassa de banana verde e chia

  INGREDIENTES:

  • 150 g de polvilho doce
  • 100 g de amido de milho
  • 280 g de farinha de arroz
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1 colherinha de sal ou a gosto
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar (uso demerara)
  • 1 colher de sobremesa de cmc ou goma xantana (espessantes que ajudam a ligar massas sem glúten)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 200 ml de leite morno (usei zero lactose – use o que quiser)
  • 70 ml de óleo
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (ou 2 cubinhos)
     MODO DE PREPARO:
  1. Na tigela da batedeira junte todos os ingredientes secos, menos o sal.
  2. Em outro recipiente junte todos os líquidos
  3. Inclua o sal e a biomassa junto com os líquidos e misture até incorporar
  4. Faça uma cova no centro dos ingredientes secos e coloque os líquidos.
  5. Misture com uma colher (para não saltar farinha) e logo ligue a batedeira usando a pá em formato de raquete pois a massa fica pesada
  6. Bata por uns 4 minutos em velocidade média
  7. Unte uma forma de pão grande ou 2
  8. Passe a massa para a forma
  9. Deixe crescer em um lugar quentinho (eu deixo dentro do forno – ligo um pouquinho antes para dar uma aquecida e desligo)
  10. Depois de crescido, lique o forno e deixe assar
  11. Primeiro a 200ºC, depois abaixe para 180ºC
  12. Quando estiver dourado em cima, faça o teste do palito.
  13. Retire do forno e desenforme
  14. Deixe esfriar em uma grade
  Obs: o sal não deve ter contato com o fermento, por isso misturei com os líquidos.
Bom apetite!

Share Button


There is 1 comment .

Eunice

Parabéns pelo conteúdo do site, sobre a biomassa de banana verde, e pelas importantes informações do bem que faz a saúde, e ajuda no combate a obesidade.gostei.Obrigado.

Reply »

Deixem seus comentários!

 

Copyright ©2013. All Rights Reserved.